Detalhando o funcionamento:

1- Painel solar: os raios solares são captados pela placa e transformados em energia elétrica (DC). Quanto maior a intensidade da luz solar, maior o fluxo da eletricidade

2- Inversor: A energia vai para o inversor que converte esta corrente continua(DC) dos painéis em corrente alternada (AC), para atender a rede elétrica publica (casas, empresas, propriedades rurais)

3- Quadro de proteção (painel de comando) : a energia que sai do inversor é enviada para o quadro de proteção AC que faz a distribuição desta energia para ser utilizada (Lâmpadas, eletros, computadores, maquinas, etc)

4  : Medidor bidirecional (relógio) : A energia gerada passará por um relógio de energia
da concessionaria com duas Funções.
A primeira função registra a quantidade de energia gerada pelas placas e o quanto de energia excedente da produção foi enviada para a rede  publica.
A segunda função  aponta o que a residência consumiu da rede publica. A diferença das contagens que estipula o valor da fatura. Se  o sistema gerar mais energia do que a empresa ou residência consome, os valores são transformados em créditos que darão descontos em tarifas futuras.
Os créditos podem ser usados em até cinco anos.

  •  Os painéis devem ser instalados por profissionais altamente capacitados, sempre voltados para o norte, afim de receber mais luz do sol durante o dia.
  • O equipamento Inversor, que faz parte do Kit oferecido neste projeto, é que tem a função de transformar a energia recebida pelos painéis solares em um tipo de energia utilizável, injetando esta energia na rede pública, seguindo as normas da Resolução 687/2015, já em vigor.

  • Além do contador ou medidor bidirecional (um mede o consumo e outro a energia gerada) o cliente tem a sua disposição o sistema online que registra a sua geração de energia, demonstrando o desempenho de todo o seu conjunto de painéis solares em tempo real, mostrando em KW/h a energia gerada pelos mesmos.

  • Este software de controle online pode ser instalado no computador, celulares ou tabletes, que ligados a qualquer rede móvel ou wi-fi , permite fazer a gestão do sistema.  Esta é mais uma ferramenta que além de facilitar o controle gera confiança, garantia e segurança de que o sistema está em pleno funcionamento.

    Saldo de energia: é a diferença entre o volume gerado x o volume gasto de energia no período em questão. Nos meses em que a CENTRAL GERADORA, produzir mais energia que consumo, você fica com saldo excedente de energia “depositada” ou “emprestada” para a rede pública.

    Por exemplo: gerou 130.000 KWh e consumiu somente 120.000 KWA, tem um saldo positivo de 10.000 KWh.

    Este saldo positivo pode ficar acumulado para utilização futura, ou o cliente pode optar em utilizar este saldo em outras unidades de consumo de sua propriedade (desde que estejam dentro da rede da mesma concessionaria) como outra filial da empresa, casa da praia, etc.

    Este saldo em KW/h, fica disponível para utilização durante os cinco anos seguintes. Mensalmente o cliente receberá da concessionaria de energia o relatório (na conta de luz) mostrando qual é o saldo atual.
 
O sistema de energia solar, mesmo depois de iniciar o funcionamento continuará ligado na Rede Pública de energia elétrica.

O Cliente pode acompanhar a geração da energia através de gráficos, conforme abaixo: